Couve Pak Choi
Depois do bolo de chocolate... couve cozida! :) A ideia aqui é apenas dar uma sugestão diferente para ingestão de nutrientes o mais diversificada possível.
A foto não é das mais bonitas, mas o prato é muito saboroso, sem ser a típica couve cozida.
Posto isto, e como acredito que todos sabemos cozer legumes com ovo e peixe :), passemos à couve.
A couve pak choi é baixa em calorias mas muito rica em vitaminas, fibras e nutrientes essenciais. Tem propriedades antioxidantes e é muito útil na prevenção de cancro e doenças cardiovasculares. Comparando com outras couves, o sabor é muito suave.
Antes deste contexto costumava comprar no mercado mensal directamente a pequenos produtores, neste momento encontro no Lidl em pacotes de 2 a 3 couves.

Cortar a couve longitudinalmente, lavar muito bem em água corrente tendo em atenção à base, onde se concentra alguma terra. Pode-se deixar uns minutos em água com vinagre para desinfectar melhor. Nesta couve come-se tudo ok? A única coisa a descartar será alguma folha mais amarela... de resto o caule é óptimo, não o retirem.
Dar um pequeno golpe no caule para acelerar a cozedura.
Levar a cozer a vapor ou apenas uns minutos junto com os restantes legumes - é suposto retirar ainda crocante.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite e, quando quente, colocar a couve e regar com um splash de vinagre balsamico branco. Virar a couve. Retirar. Todo este processo deve ser o mais rápido possível para manter o crocante da couve.
Usar os sucos da frigideira para regar todos os legumes.
Em vez do balsamico, pode-se usar molho de soja, alho, cebola... é seguir o gosto pessoal!
