Creme de grão com bacalhau
Com estes dias cinzentos tudo o que tem apetecido são sopas quentinhas e reconfortantes. Para este creme usei grão cozido em casa e o respectivo caldo, mas também se pode usar grão cozido de compra. Simplesmente o sabor não será tão "caseiro".
* Usei batata, mas se quiserem podem alterar para curgete sem a casca ou xuxu sendo que, na minha opinião, o amido da batata dá um aveludado ao creme incrível. Todas as quantidades são a gosto e plenamente adaptáveis.
O que é preciso?
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- batata a gosto*
- 3 chávenas bem cheias de grão + caldo da cozedura do grão qb
- azeite, sal, pimenta branca e salsa qb
- 1 posta de bacalhau
Como fazer?
1. Numa panela colocar um fundo de azeite, a cebola em meias-luas e os dentes de alho. Deixar ficar translúcido, mexendo para não colar nem queimar.
2. Colocar as batatas aos cubinhos e deixar suar uns minutos. Adicionar água a ferver até cobrir as batatas, tapar e deixar cozer.
3. Enquanto isso, num tachinho à parte, cozer o bacalhau normalmente (sempre com a pele para baixo!). Retirar e reservar.
4. À sopa, adicionar o grão já cozido com algum do seu caldo. Deixar levantar fervura.
5. Com a varinha mágica, passar tudo até obter uma textura cremosa e sem grumos. Acrescentar mais água quente (ou caldo da cozedura do grão) até conseguir um creme bem aveludado.
6. Temperar com sal e pimenta branca e deixar levantar fervura novamente. Desligar o lume.
7. Servir o creme, colocar algumas lascas do bacalhau cozido por cima e polvilhar com umas folhinhas de salsa.

