Ninho de Páscoa
Um ninho de Páscoa que foi uma estreia. Nunca tinha feito nenhum. Fiz numa forma de buraco normal. Assim como nunca tinha tentado os fios de ovos. Foi dia de experiências!
Para o bolo a ideia era ser bolo de cenoura, maaaasss eis que já não tinha cenouras suficientes, por isso usei como base esta receita de bolo esponja: https://dacozinhadasofia.blogs.sapo.pt/bolo-esponja-a-versao-ca-de-casa-16352?tc=67393432388
Para a cobertura derreti em banho-maria uma tablete de chocolate 70% com uma c.sopa de manteiga. Barrei o bolo depois de frio.
Os fios de ovos fiz a olho e totalmente "à experiência". Não queria algo demasiado doce nem com mil gemas, apenas um pouco para testar e decorar. Para isso bati 4 ovos, passando-os de seguida por um passador de rede (este passo é importante para filtrar a película da gema). À parte, levei 1 cháv. de água a ferver com 1/2 cháv. de açúcar até atingir o ponto de fio. Nesse momento, e como não tenho o funil próprio, coloquei as gemas num copo com bico e comecei a verter sobre o tacho, em circulo e muito de-va-ga-ri-nho de forma a que caia em fio muito fininho. Assim que as gemas tocam na água cozem logo. Retirei com a escumadeira e deixei a escorrer no passador de rede. Depois de frios e bem escorridos coloquei sobre o bolo.