Ninho de Páscoa fingido
Antes de mais, Boa Páscoa a todos!
À última da hora resolvi fazer este ninho, uma versão simples e rápida que nos permite ter a tradição à mesa com aquilo que temos disponível. No fundo qualquer bolo com uma decoração alusiva servirá o propósito pascal: partilha, união.
Este bolo de citrinos com sementes de papoila é uma adaptação de uma receita do Côco e Baunilha.
O que é preciso?
- 200g de manteiga
- 300g de açúcar branco
- 4 ovos
- raspas de: 2 laranjas, 2 limões, 2 limas
- 1 c.chá de pasta de baunilha
- 350g de farinha
- 2 c.sopa de sementes de papoila
- 1 pitada de sal
- 2 c.chá de fermento
- 250ml leite meio gordo + 1 c.sopa de sumo de limão
Como fazer?
1. Preparar o buttermilk: juntar o leite com o sumo de limão e deixar talhar. Demora sensivelmente 10 a 15min.
2. Ao açúcar, adicionar as raspas e friccionar para libertar os óleos. Juntar baunilha e a manteiga, à temperatura ambiente, e bater até ficar cremosa e esbranquiçada.
3. Juntar um ovo de cada vez, mexendo bem entre cada adição.
4. À parte juntar a farinha peneirada (este passo incorpora mais ar, libertando grumos, e tornando a massa mais fofa) com o fermento e as sementes de papoila.
5. Em 3 adições, alternadamente, juntar a farinha e o buttermilk ao preparado de manteiga.
6. Colocar numa forma untada e enfarinhada - usei uma própria de ninho mas pode ser qualquer outra de buraco. Levar ao forno 30 a 45min.
7. Depois do bolo frio, derreter 100g de chocolate e espalhar apenas na concavidade. Por cima, colocar raspas dos mesmos citrinos. Para as laterais, a fingir os fios de ovos, colocar raspas grandes de laranja. Polvilhar com açúcar em pó e amendoas.
Nota importante: sempre que se opte pelo uso de flores naturais, o caule, que entra em contacto com o bolo, deve ser sempre envolvido em película aderente ou folha de alumínio. Não se pretende que haja qualquer contacto de seiva com os alimentos. A ideia é decorar sem ser nocivo à saúde!